O DESENVOLVIMENTO DOS INSTRUMENTOS E CONCEITOS LÓGICO-MATEMÁTICOS DO PRIMEIRO TEOREMA DA (2025)

O RECURSO DA TECNOLOGIA (GOANIMATE) E A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NO CICLO II THE USE OF TECHNOLOGY (GOANIMATE) AND MATHEMATICAL CONCEPTS LEARNING CYCLE II

Marta Pinto

This article aims at showing how mathematical knowledge is constructed and learned by students digital natives of the 5th and 6th grade of II cycle that have lagged in the learning process through the of GoAnimante. The GoAnimate is a software that allows the creation of comics dynamically. Teachers who interact with the digital natives using the tools of the internet get gains in learning and achieve improvement in the relationship between student, teacher and discipline. Based on a qualitative research, as proposed application, whether to identify the degree of efficiency of work to be performed with the group of students nominated by Jose Honorio Rodrigues College (procedure), using primarily a measure to transmit an initial assessment domain that participants have the concepts and notions of mathematics involved in the comics. After the procedure, there will be a further measure, which refers to the same evaluation (the initial measurement). For the initial measurement, shall be elected some test items Proof Brazil, together with the Journals of recovery indicated by the Department of Mathematics Education.

View PDFchevron_right

AURGÊNCIA DO INDIZÍVEL:AS CONTRIBUIÇÕES DE PRIMO LEV

Rogério Souza

Literatura e Sociedade , 2020

Texto de apresentação ao Dossiê sobre a obra de Primo Levi

View PDFchevron_right

CONTRIBUIÇÕES DOS PENSAMENTOS MEDIEVAL E RENASCENTISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MATEMÁTICA

Fabio BERTATO

This article presents some aspects of the discussions held in the Middle Ages and the Renaissance, about the nature of mathematical demonstrations. We show that certain readings of Aristotle may have provided the fundamental concepts for the debate on the epistemological status of mathematics, developed specially in the Quaestio de certitudine mathematicarum.

View PDFchevron_right

AS NOÇÕES DE INCONSCIENTE DERIVADAS DA TEORIA DA DEFESA: PRIMEIRAS ELABORAÇÕES FREUDIANAS

Henrique Fróes

Tempo Psicanalítico, 2013

O artigo analisa as mudanças que a noção de inconsciente sofre nos primeiros trabalhos de Freud com a introdução do conceito de recalque. Tomando como base o modelo de divisão da consciência concebido na chamada primeira psiquiatria dinâ-mica, Freud introduz alterações significativas no entendimento sobre os mecanismos que provocam o surgimento da "segunda consciência" e sua ação patológica, além de determinar o caráter sexual do material que dá origem ao inconsciente. O artigo também mostra como as mudanças na técnica terapêutica e a formulação do conceito de resistência levou Freud a abandonar o modelo da divisão da consciência e a conceber o primeiro modelo psíquico da história da psicanálise. This article analyzes the changes that the notion of the unconscious went through in Freud's first works due to the introduction of the concept of repression. Based on the model of the division of the consciousness taken from the first dynamic psychiatry, Freud introduces significant changes on the understanding of the mechanisms that create the "se-cond consciousness" and their pathologic action. He also determinates the sexual character of the material that originates the unconscious. This article also shows how the change in the therapeutic techniques and the formulation of the concept of resistance lead Freud to abandon the model of the division of the consciousness and to conceive the first psychological model of psychoanalytic history.

View PDFchevron_right

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DIÁLOGOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

Silvia Swain Canôas, Editora Cajuína

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DIÁLOGOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS, 2020

Esta coletânea resulta dos cinco eventos promovidos pelo Grupo de estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GEPEMA/UFVJM, em parceria com o Curso de Licenciatura em Matemática e colaboradores, a respeito da práxis do professor formador de professores de Matemática no contexto das instituições de Ensino Superior, discutindo perspectivas para a Educação e, particularmente, para a formação de professores de Matemática. O ponto de partida são considerações amplas sobre a formação do educador matemático, com destaque para a formação inicial.

View PDFchevron_right

PROCESSOS MENTAIS E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA TESE DE DOUTORADO

Diálogo das Letras

Artigo publicado no volume 10 da Diálogo das Letras, 2021

Cada unidade retórica que compõe o texto da tese de doutorado carrega em si funções que lhe são inerentes. Nesse sentido, a Fundamentação Teórica como parte constittiva desse texto tem como função maior apresentar uma discussão pertinente acerca da teoria que o embasa. Nesse contexto, os processos mentais se configuram como grupos verbais responsáveis por sentidos relacionados à consciência, à emoção, ao desejo, à percepção. Assim sendo, este artigo analisa o uso dos processos mentais na construção de sentido da Unidade Retórica Fundamentação da tese de doutorado. Desse modo, elencamos, como aporte teórico, a Linguística Sistêmico-Funcional, conforme os pressupostos de Halliday e Mathiessen (2004, 2014), entre outros estudiosos dessa vertente teórica, como Fuzer e Cabral (2014), para a análise do corpus TACTESE, organizado por Figueiredo-Gomes e Bertuleza (no prelo). Utilizamos a ferramenta Concord para o recenseamento dos processos mentais e a visualização das listas de orações mentais presentes no corpus. Os resultados mostram que os processos cognitivos predominam em maior frequência (82,2%) e são usados para construir argumentação, apresentar objetos teóricos na Unidade Retórica Fundamentação Teórica. Em sequência, há os processos desiderativos, que representam 8,8% das ocorrências e realizam significados relacionados a sentidos inerentes a vontades, asseveração em relação a pontuações teóricas. Em seguida, há os perceptivos, com menor frequência (5%), que são usados para representar percepções. Por último, há os emotivos (4%), que inferem sentidos relacionados a graus de emoção. Portanto, o alto uso de processos mentais revela de que forma o sistema de transitividade se configura como recurso léxico-gramatical para construir sentidos na da Unidade Retórica Fundamentação Teórica.

View PDFchevron_right

A LÓGICA NA MATEMÁTICA

Flávia Amanda

A corrente formalista -cujas raízes estão no filósofo alemão Kant, foi liderada por Hilbert. Amplia a atuação da Lógica caracterizando-a como um método de obter inferências legítimas . Uma teoria para ser formalizada deve conter conceitos primitivos, axiomas e teoremas e ser consistente. Ser consistente numa teoria formal significa que se ela contém determinada proposição, não pode conter a sua negação.

View PDFchevron_right

AS ARMADILHAS MATEMÁTICAS NA INTERPRETAÇÃO DOS CONCEITOS FÍSICOS - Revista Sociedade Científica

Tieli Coelho Evald

2019

Embora a relação entre a Física e a Matemática seja discutida a muito tempo, esta relação ainda parece não estar bem clara. Este trabalho propõem mesmo a matemática estando inserida de maneira indiscutível nas relações físicas, pode até mesmo, ser um empecilho no aprendizado se fizermos interpretações puramente matemáticas nas equações que expressam algumas destas grandezas. Estas duas ciências são ensinadas separadamente e muitas vezes os alunos e até mesmo os professores, acabam por não relacionar detalhadamente as mesmas, apenas aplicam suas fórmulas e conceitos. Esta relação vai além do saber matemática para aprender física, tanto que, em algumas situações as interpretações matemáticas podem levar o estudante a estabelecer conceitos físicos que não expressam a realidade. compreendermos esta relação analis conteúdos de campo gravitacional e campo elétrico. Os livros analisados não trazem, para estes assuntos, uma abordagem clara da relação entre a física e a matemática, de forma que o discente pode, se não for de um conceito que não irá expressar a grandeza física em questão. Palavras-chave: ensino de física, matemática na física, livros didáticos.

View PDFchevron_right

CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE LÓGICA E TEORIA LACANIANA

silvano ádison

No decorrer de seu ensino, Lacan não só fez referências a lógicos como Frege e Russell como extraiu da própria lógica um fundamento para a formalização da psicanálise. Mas por que Lacan recorre justamente à lógica para transmitir a psicanálise? Quais são as relações entre a lógica moderna e a experiência psicanalítica? Neste artigo, estaremos realizando uma primeira abordagem sobre essas questões.

View PDFchevron_right

DOCÊNCIA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS

Schème Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas

v. 14 n. 2, 2022

O texto apresenta a quinta parte da pesquisa Epistemologia do Professor de Matemática; fase internacional, cujos dados foram coletados no Peru, no Chile e no Uruguai, mediante entrevistas a 17 professores de todos os níveis de ensino. O objetivo é o de identificar as concepções epistemológicas docentes que fundamentam o ensino de Matemática e verificar se tais concepções assemelham-se às encontradas no Brasil. O objetivo específico desta análise é saber como os docentes concebem os processos históricos de formação dos conhecimentos matemáticos. Analisam-se, para isso, as respostas às questões 15 a 19 – dentre as 24 da pesquisa – que tratam de história da Matemática. As concepções epistemológicas mostram que quase não há lugar para a compreensão de que os conhecimentos matemáticos resultam de processos construtivos humanos, que obedecem a uma evolução temporal do mais simples ao mais complexo. Ao contrário, sintonizam (com o que foi constatado por análises anteriores desta pesquisa, já publicadas em outros artigos) com a concepção de que eles resultam da pressão do meio, exercida pelo ensino (empirismo), e que a aprendizagem dela decorrente é possibilitada por estruturas lógicas inatas (apriorismo). Confirma-se, portanto, a presença predominante de concepções epistemológicas empiristas, sustentadas por concepções epistemológicas aprioristas, sem que os docentes tenham consciência da contradição que vivem. As respostas obtidas assemelham-se às de docentes brasileiros quanto à ausência de concepção de história como processo formador, reduzindoa, com raras exceções, à sucessão de fatos sem a necessária conexão entre eles; ausência do sentido de gênese e desenvolvimento histórico – sentido encontrado em poucas respostas de alguns docentes. A referência teórica básica é a Epistemologia Genética piagetiana.

View PDFchevron_right

O DESENVOLVIMENTO DOS INSTRUMENTOS E CONCEITOS LÓGICO-MATEMÁTICOS DO PRIMEIRO TEOREMA DA (2025)

References

Top Articles
Latest Posts
Recommended Articles
Article information

Author: Pres. Carey Rath

Last Updated:

Views: 6232

Rating: 4 / 5 (61 voted)

Reviews: 92% of readers found this page helpful

Author information

Name: Pres. Carey Rath

Birthday: 1997-03-06

Address: 14955 Ledner Trail, East Rodrickfort, NE 85127-8369

Phone: +18682428114917

Job: National Technology Representative

Hobby: Sand art, Drama, Web surfing, Cycling, Brazilian jiu-jitsu, Leather crafting, Creative writing

Introduction: My name is Pres. Carey Rath, I am a faithful, funny, vast, joyous, lively, brave, glamorous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.